sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Integrante da ONG BCE-PL acionado por moradora local, resgata animal que entrou em sua casa, e posteriormente o animal foi levado de forma segura para mata ciliar ao longo do Ribeirão das Neves, cinco KM acima do local de captura.

MIX REPÓRTER: MORADORA ENCONTRA 

“PORCO-ESPINHO” NO CENTRO

NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA (26) MAIS UM OURIÇO- CACHEIRO APARECEU EM PEDRO LEOPOLDO
Reportagem: Luciana Gonçalves / Fotos: Divulgação
PORCO ESPINHO NO CENTRO 1
Dênis Valério – ambientalista, foi quem se prontificou a resgatar o animal
Uma moradora da rua São José no centro de Pedro Leopoldo relatou à nossa equipe que por volta de 20h30 de ontem seu cachorro começou a latir muito olhando pra janela, e permaneceu assim por um longo tempo até que ela e sua mãe resolveram verificar o que poderia ser. Foi então que viram o ouriço no murinho da casa, tremendo, quietinho e morrendo de medo.
Segundo ela, a primeira reação que tiveram foi prender as gatas e o cachorro dentro de casa e ligar para o IBAMA, mas não conseguiram atendimento. Em seguida ligou para o 193 e novamente não obteve êxito, recebendo apenas a instrução para que ligasse depois caso o animal não saísse sozinho. Preocupada com o fato de o animal estar fora do seu habitat, ela tirou uma foto do ouriço e a publicou grupo “Help” do Facebook onde várias pessoas se manifestaram. Uma pessoa informou o contato bombeiro civil Denis Valério, um dos fundadores do projeto Brigada Civil de Emergência de Pedro Leopoldo. Altamente prestativo e humano, ele se propôs a  fazer o resgate e levar o animal para um lugar ideal, longe de perigo.  A moradora agradece a ajuda prestada por Dênis e pede que o fato seja divulgado para que mais pessoas se conscientizem da importância da preservação ambiental.
No dia 04 de fevereiro, noticiamos o aparecimento de outro ouriço na cidade, relembre.

Relato do BCV integrante da ONG BCE-PL Denis Ap. Valerio.
O resgate do "Porco-espinho" Ouriço-Cacheiro (coendou phehensilis) é um animal mamífero da família dos roedores, tem o hábito noturno, atinge o comprimento de 30 a 60 cm de comprimento e pesa em torno 2 a 4 kg, vive até 12 anos, este animal nasce com pelos macios que vão endurecendo ao logo do tempo, vive solitário ou em pares e produz um filhote por ninhada.
A causa dos animais silvestres estarem indo para a área urbana é a escassez de alimento, já que as matas que são seu habitat, estão sendo suprimidas por causa do crescimento desorganizado, corte de arvores, e incêndios florestais, se acharem um animal silvestre não matem, acionem os Bombeiros Militar de MG, ou alguém capacitado para o manuseio.
Acionado pela moradora o BCV-Denis integrante da BCL-PL, coletou o animal com cautela e cuidados para não estressa-lo, e o transportou de forma segura para a mata ciliar do Ribeirão das Neves entre a Mata da Fazenda Modelo e a Mata do Lanagro, 5 km acima do ponto de coleta do animal que também fica próximo ao Ribeirão da Mata, os moradores o apelidaram de KiKo, e hoje ele vive bem e feliz em seu novo habitat natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário