terça-feira, 27 de maio de 2014

"Tenha uma atitude consciente, preserve o meio ambiente", A ONG BCE lança a campanha salve uma arvore, proteja as que já estão crescidas, sua atitude não pode ser apenas um dia do ano, com uma pequena ação de boa vontade você pode mudar uma realidade.

Bombeiro Militar de MG resfria e extingue fogo na arvore conhecida popularmente como pau-de-óleo em setembro de 2012.

Desde o ano de 2009 a ONG BCE através de seu integrante voluntário Denis Aparecido Valerio Ambientalista luta pela vida de uma arvore conhecida popularmente como "Pau-de-óleo" (Copaifera langsdorffii) é uma arvore que atinge altura de 10 a 15 metros, cujo tronco de 50 a 80 cm de diâmetro, folhas compostas paripinadas, flores brancas e fruto vagem, presente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e principalmente na floresta semidecídua da Bacia do Paraná.
Produz anualmente grande quantidade de semente viáveis, além de alimento é amplamente disseminadas por pássaros.
Bem agora que sabemos a importância desta bela arvore para nosso ecossistema, vamos conhecer a historia de luta pela preservação desta bela arvore, mas o que impressiona é que vocês verão a força de vontade de viver deste ser vivo da família Fabaceae (Leguminosae).

Bombeiro Civil da ONG BCE e Brigadista Voluntário de Combate a Incêndios Florestais Denis Aparecido Valerio Ambientalista atuando no combate em Setembro de 2012.

Observando que todo ano infelizmente acontece diversos incêndios florestais e a cada ano as chamas consomem um pouco da arvore a debilitando e a matando aos poucos, e com a inércia das empresas que dividem o terreno onde esta arvore se encontra a Holcim com sua correia transportadora e a Cemig com sua Substação em Pedro Leopoldo, que nada fazem para manter ou preservar a mata ao redor, a ONG Brigada Civil de Emergência através de seus integrantes iniciaram um aceiro para quando ocorrer algum incêndio florestal de origem criminosa as chamas não atingirem grandes proporções e assim consumirem a arvore.
Mato alto em volta do Pau-de-óleo (Copaifera langsdorffii) 2014.
 Mato alto coloca em risco a arvore, caso pegar fogo.

Brigadista Voluntário Leonardo Sales começa as atividades de prevenção e preservação, Maio 2014.
Integrantes iniciam as atividades com alegria de poder preservar a arvore.

Vegetação alta se pegasse fogo atingiria a arvore, Maio de 2014.

Uma das coisas que meu pai me ensinou quando eu era quase um adolescente e acordava de manhã e ele me mandava fazer as coisas em casa e eu as vezes falava, mas pai já fiz isto ontem, e ele sabiamente me respondia: mas ontem você também comeu, e hoje irá precisar comer de novo, a vida é assim, certas coisas temos que fazer todos os dias de nossa vida.

A arvore abriga diversas aves e serve de alimento neste caso a popularmente conhecida Rolinha (Columbina talpacoti), Maio 2014.

Quem vê o tronco da arvore que já sofreu tantos incêndios criminosos, não acredita que a arvore permanece viva e gerando frutos e flores.

Tanto a queimada que vem de fora como o fogo colocado em seu interior demostra a realidade dos crimes ambientais, Maio de 2014.

Depois da primeira etapa pronta o mato agora rasteiro não oferece perigo para os galhos e folhas e nem para o tronco, Maio 2014.

E com essa bela imagem da arvore com suas folhas que serve de abrigo e alimento para as aves de toda região, Maio de 2014.
A ONG BCE convoca você e toda comunidade, a Holcim e a Cemig para nos ajudar a preservar e a salvar este exemplar, com uma pequena ação de boa vontade você pode mudar uma realidade.

Texto e fotos: Denis Aparecido Valerio Ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário